Pirâmide Alimentar – Atualizada

por : | 1 Comentário | On : 21 de outubro de 2014 | Categoria : Dicas e Curiosidades

Pirâmide Alimentar Atualizada 2015 - Pirâmide dos Alimentos

Guia atualizado para a prática de uma boa alimentação com a Pirâmide Alimentar Atualizada.

A Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável e nutritiva. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade, baseando-se em uma dieta de 2000kcal diárias.

Uma dieta equilibrada e nutritiva baseia-se em cinco características:

1) Adequação: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.

2) Qualidade: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.

3) Quantidade: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.

4) Harmonia: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação à quantidade e qualidade.

5) Variedade: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.

Piramide-de-alimentos-atualizada-2015

Pirâmide Alimentar Atualizada 2015

Grupos da Pirâmide Alimentar 2015

Para entendermos melhor, cada parte da Pirâmide Alimentar representa um grupo de alimentos e a respectiva porção diária que devemos consumir. Na alimentação diária, devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita.

Os alimentos de maior importância como o arroz, massas, pães e cereais, que são ricos em carboidratos, estão na base da Pirâmide Alimentar, servindo literalmente como sustentação e devem ser consumidos em maior quantidade. A medida que a Pirâmide Alimentar vai subindo vão aparecendo as frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.

No terceiro nível da Pirâmide Alimentar, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, ovos, leite e derivados e também o grupo dos feijões e oleaginosas.
No topo da Pirâmide Alimentar estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os doces, açúcares, óleos e gorduras.

Para sabermos o número correto de porções diárias a serem ingeridas de cada grupo de alimentos da Pirâmide Alimentar, é necessário observar as calorias diárias que cada indivíduo necessita.

Portanto, é necessário que o profissional da área de nutrição planeje o programa alimentar, pois este varia conforme sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Em média, a maioria dos indivíduos necessita de, pelo menos, um número mínimo de porções dentro das variações recomendadas de acordo com a Pirâmide Alimentar. É de extrema importância também a prática de exercícios físicos diariamente.

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Foto e Fonte da Pirâmide Alimentar Atualizada 2015: Nutri na Web

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Comentários(1)

  1. Postado por Alline Sant'Anna on 12 de abril de 2015

    Me ajudou muito no meu curso, estava em busca dessa pirâmide alimentar atualizada. Obrigaaaada!

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