Arroz Integral – Seus poderes e benefícios

por : | 1 Comentário | On : 17 de novembro de 2014 | Categoria : Dicas e Curiosidades

Arroz Integral - Benefícios, como fazer, dicas e preparo

Benefícios do Arroz Integral

Um estudo realizado pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, comprova que o poder nutricional do arroz integral vai além de beneficiar o intestino com suas fibras. De acordo com a pesquisa, a inclusão do grão cozido no cardápio não só ajudam a reduzir a gordura abdominal como também ajuda a evitar o câncer.

A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais em grande quantidade. Além de vitaminas e minerais, vários antioxidantes já foram encontrados no arroz integral, junto também com substâncias capazes de controlar a diabetes e, assim, diminuir a gordura da região do abdômen.
Dessa forma, o coração acaba sendo beneficiado, pois quanto menos existirem células gordurosas, menos risco tem as artérias de ficarem inflamadas, ajudando a boa circulação do sangue.

Entre os minerais, o magnésio é o mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e possui funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia.
Essas proteínas tornam o Arroz Integral especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento.
Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

+ Fibras – Lipídios e Glicose

Ainda segundo o estudo americano, quanto mais fibras tiver o arroz integral, maior é o seu valor nutricional e menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos. Isso impede assim o depósito de gordura intra-abdominal.

A explicação para isso se dar é a seguinte: as fibras foram uma espécie de goma que quando entram em contato com a água tornam a digestão mais lenta. De forma vagarosa, o açúcar proveniente dos alimentos vai sendo assimilado aos poucos. Do contrário, a produção de insulina (o hormônio responsável em mandar a glicose para dentro das células) seria aumentada.

 

Quantidade Recomendada

Para se beneficiar de tudo isso, 90 gramas ou 4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada pelos especialistas para reduzir a gordura abdominal e até afastar males como o câncer de mama.

 

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Foto: Divulgação

 

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