Alongamento Diário – Dicas de Alongamento

por : | 0 Comentários | On : 27 de janeiro de 2015 | Categoria : Saúde e Bem Estar

Alongamento Diário - dicas

 

Veja a importância de se fazer alongamento todos os dias

 

Segundo pesquisas recentes, boa parte da população não pratica exercícios e tem uma vida sedentária. Outra recente pesquisa apurou que 48% dos brasileiros estão acima do peso. Não precisa ser nenhum gênio para saber que essa combinação é fatal para o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Praticar atividades físicas não nos deixa somente com um corpo bonito, também trás inúmeros benefícios para nossa saúde e nossa mente, e não são só os exercícios, mas o alongamento também nos trazem inúmeros benefícios.

Para o alongamento não tem contra indicações, se feitos da maneira correta, devem ser praticados por pessoas de todas as idades. O mesmo que é indicado antes e depois das atividades físicas pode ser feito todos os dias mesmo sem a prática de nenhum tipo de atividade.

É indicado que se faça o mesmo logo pela manhã, pois isso permite que você tenha mais disposição durante dia todo, aumente a autoestima e tenha um dia produtivo, para pessoas que trabalhem com movimentos repetitivos, como digitar, costurar entre outros, procure fazer pelo menos uma média de 2 á 3 alongamentos diários evitando assim futuros problemas.

Para as mulheres, o alongamento ajuda, inclusive, a aliviar as dores de cólicas menstruais.

 

Veja abaixo os benefícios e algumas dicas e saiba por que apenas 15 minutos de alongamento por dia podem mudar sua qualidade de vida.

1- O Alongamento melhora e prolonga sua flexibilidade, seu movimento nas articulações e evita lesões nesses locais.

2- Os músculos alongados melhoram seu desempenho diário. Tarefas como carregar pesos, abaixar, correr podem se tornar mais fáceis e menos cansativas depois do alongamento.

3- Por aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, melhora a circulação.

4- Melhora a postura. Se feitos com frequência, o alongamento ajuda a evitar que músculos endureçam, mantendo, assim, a postura correta.

5- Alivia o Stress, pois relaxam os músculos duros e tensos. Alivia dores e tensões.

6- Melhora a coordenação motora, promove o melhor equilíbrio e a mobilidade.

 

Veja a seguir as dicas para um alongamento eficiente

1- Alongar-se enquanto os músculos estão frios aumenta o risco de lesão. O ideal é fazer um pequeno aquecimento, para que os músculos se tornem mais receptivos.

2- Faça cada alongamento por pelo menos 30 segundos, os tecidos precisam de tempo para se alongar com segurança. Nos músculos mais tensos, procure manter por pelo menos 60 segundos.

3- Não exagere. Respeite seus limites. Forçar o músculo pode trazer dores, rigidez e tensão.

4- Caso sinta dores, recue um pouco, não é saudável.

5- Relaxe e respire normalmente, não é necessário prender a respiração durante o alongamento.

6- Alongue igualmente os dois lados do corpo. Faça de leve antes e mais forte após a realização dos exercícios.

7- Além de alongar os principais músculos do corpo, faça também naqueles que você mais repete a utilização durante o trabalho, ajuda a evitar Lesões por Esforço Repetitivo.

8- Se só tem tempo para alongar uma vez durante o treino, melhor que seja feito depois, quando os músculos estão mais aquecidos e receptivos.

9- Se pratica atividades regularmente, pode-se alongar até 3 vezes por semana, se é sedentário, é bom que faça a atividade todos os dias, ou até 2 vezes por dia.

10- Não faça alongamento se tiver lesionado, a menos que seja por orientação médica ou de algum profissional de fisioterapia.

 

Veja alguns exemplos de alongamento na imagem:

Alongamento - Dicas

 

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Fonte: Blog Sossego
Foto: Divulgação

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